"Saber que nós sabemos o que sabemos, e que nós não sabemos o que não sabemos, esse é o verdadeiro conhecimento" - Confúcio
Durante o ano de 2020, os pesquisadores do Centro de Coleções Taxonômicas - ICB/UFMG descobriram dez novas espécies: uma pequena rã da Serra do Cipó, uma espécie fóssil de peixe boi do pleistoceno, duas angiospermas brasileiras, uma espécie de pimenta nativa e cinco leveduras que agregaram ao universo microbiológico!
Novas espécies são descritas com base em parâmetros morfológicos, anatômicos ou genéticos. Após realizarem análises que corroboram que tal organismo é de fato uma nova espécie, os pesquisadores conferem se ela é catalogada, publicam uma descrição detalhando os achados e podem nomeá-la.
O grupo de pesquisa do professor Carlos Augusto Rosa, por exemplo, escolheu dar o nome de Zygotorulaspora cariocana à levedura descoberta na mata atlântica do Rio de Janeiro, em referência aos "cariocas", habitantes dessa cidade. Já o anfíbio batizado de Physalaemus claptoni, descoberto pela equipe do professor Paulo Christiano Garcia, homenageia Eric Clapton, o guitarrista, cantor e compositor inglês de rock e blues. No caso da pimenta Capsicum carassense, descrita pelo professor João Renato Stehmann, o nome dado é uma alusão à Serra do Caraça, local de ocorrência da espécie.
Atualmente, o número de espécies devidamente catalogadas no mundo é de aproximadamente 1,2 milhões, mas há estimativas de que existam no planeta até 10 milhões de espécies!
O Brasil tem um papel de importância mundial em questões de biodiversidade. Pelo tamanho do território e pela localização tropical, nosso país possui uma variedade impressionante de organismos, correspondente a cerca de 15% da biodiversidade global.
Os cientistas trabalham na urgente missão de identificar, descrever e classificar os organismos, o que pode ser uma corrida contra o tempo pois com as mudanças climáticas e o índice de extinção atual, algumas espécies podem desaparecer sem a chance de serem descobertas. Por isso, no longo caminho que resta pela frente, a missão, além de estudar, é também preservar!
![]() |
Pimenta Capsicum carassense. Imagem: João Renato Stehmann |
Nenhum comentário:
Postar um comentário