Peixe-boi de 40 mil anos descoberto por cientistas da UFMG

Cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais descobriram uma nova espécie de peixe-boi, o primeiro fóssil do gênero Trichechus, batizada de Trichechus hespermazonicus.

Os peixes-boi são mamíferos que vivem em águas calmas, pertencentes à família Trichechidae, a qual possui três espécies viventes descritas: o peixe-boi da Flórida (Trichechus manatus), o amazônico (T. inunguis) e o africano (T. senegalensis). Destas, somente o peixe-boi amazônico habita águas doces, as demais são encontradas em ambientes marinhos. A nova espécie é primeiro registro de peixe-boi fóssil relacionado a água doce.

A nova espécie foi descrita com base em mandíbulas e maxilas de 44.710 anos, encontradas na formação paleontológica do Rio Madeira, em Rondônia. De acordo com essa datação, o T. hespermazonicus coexistiu com as espécies de peixes-boi viventes. Sua anatomia sugere que se alimentava de plantas na superfície da água e mostra características semelhantes tanto a espécies marinhas quanto de água doce, dificultando dizer a relação de parentesco com as outras espécies.

Essa descoberta mostra que houve uma diversidade maior de peixes-boi na bacia amazônica e sugere que a bacia do Rio Madeira, atualmente de corredeiras, já foi um ambiente de águas calmas no Pleistoceno.

Reconstrução artística do T. hespermazonicus. Artista: Marco Anacleto


Reconstrução do crânio do T. hespermazonicus. Artista: Fernando Perini


Este boletim foi escrito com base no artigo disponível em: https://doi.org/10.1080/02724634.2019.1697882


Autora: Ashtari Piancastelli (bolsista de Extensão PBEXT, orientada pelo prof. João Renato Stehmann).


Este texto corresponde ao Boletim CCT Ciência nº 1, originalmente publicado em 2020 no site oficial do CCT Ciência: https://www2.icb.ufmg.br/cct/cctciencia/CCTCiencia-01.png.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Conheça o acervo do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG. Uma matéria sobre o Centro de Coleções Taxonômicas na TV UFMG

O Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG foi, em junho de 2022, tema de uma matéria na TV UFMG, destacando sua importância para a conservção...